Quando pesquisamos sobre energia solar, algumas palavras passam a aparecer com bastante frequência nos resultados que encontramos, como é o caso das “On-grid” e “Off-grid”.
Já explicamos um pouco da diferença entre os dois tipos de sistemas, mas a duvida muitas vezes ainda permeia a cabeça daqueles que pensam em ter a comodidade dos painéis solares na sua vida.
Como a VEPO Engenharia nasceu para facilitar seu sonho quando se fala em energia sustentável, vamos explicar de uma vez por todas para você como funciona e quais as vantagens dos sistemas On e Off Grid.
Um dos fatores importantes para se saber é que qualquer um dos sistemas depende do sol para gerar sua energia, impossibilitando a produção durante o período em que não há irradiação dos raios solares. Por isso, chamamos de uma fonte intermitente de geração de energia, isso porque fatores incontroláveis como nuvens e chuvas podem prejudicar a quantidade de luz que chega nos painéis, impossibilitando, assim, de ser uma fonte continua de geração.
Nos sistemas isolados, ou Off-Grid, é necessário a utilização de um banco de baterias, que vai segurar a energia durante os períodos em que não há luz solar o suficiente. Esse banco é calculado de acordo com o consumo local e armazena a energia gerada nos períodos quando o sol não está visível.
Seu grande problema é que as baterias comercializadas no Brasil, possuem um tempo de vida útil bem inferior ao outro sistema, sendo 7 anos contra 25 anos comparado ao sistema On-Grid. Além de serem caras e necessitarem de manutenção frequente.
Já o sistema On-Grid, por ter uma conexão direta com a rede da empresa distribuidora, acabam por se popularizarem cada vez mais pelo país afora. Isso porque a energia que não é consumida por você, volta para a rede da distribuidora, e caso você devolva mais energia do que consumiu isso é revertido na sua conta de luz como crédito.
Agora que você já conhece os sistemas de geração de energia, não há mais desculpas para não seguir com seu projeto de energia sustentável.
Comments